VI Palhaceata Paulista
Um Cortejo de Palhaços em Rede Nacional
O dia 27 de Março comemora o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do
Circo. Neste ano, a sexta edição da PALHACEATA PAULISTA, o cortejo de
palhaços e simpatizantes idealizado em 2006 pela dramaturga Ana Vitória
Vieira Monteiro, pela atriz Leona Cavalli e pela atriz e palhaça Ciléia
Biaggioli, expande-se em rede, agregando palhaços de Manaus (AM), de
Fortaleza (CE) e de Lavras (MG) e, ampliando essa comemoração, dá um
salto importante no sentido de propiciar, por meio desta energia tão
positiva, um momento de ruptura no cotidiano destas cidades (objetivo
maior desta ação da OPA, a Organização de Palhaços A...migos!).
A caminhada que por vários anos ocupou o Centro Velho de São Paulo agora
retorna ao berço: a Avenida Paulista. E, para engrossar esse Cordão da
Alegria, está todo mundo mais uma vez convidado para se juntar aos
palhaços, atores, malabaristas, pernas de pau, músicos e curiosos, que
irão do MASP ao Conjunto Nacional e, dali, retornarão ao ponto de
partida, cantando, fazendo piadas e “gritos de paz”, nossa forma
original de brindar ao Teatro e ao Circo... Participe!
Traga seus
amigos, sua família, sua fantasia, seus sonhos, sua música e sua
Alegria! Vamos juntos dar nossos parabéns ao Teatro e ao Circo!
SERVIÇO
VI PALHACEATA PAULISTA – Um Cortejo de Palhaços em Rede Nacional
Domingo, 27 de Março de 2011 – Concentração: 9h00, ao lado do MASP, na Av.
Paulista
Idealização: Ana Vitória Vieira Monteiro, Leona Cavalli e
Ciléia Biaggioli
Realização: OPA Organização de Palhaços
A...migos!
Supervisão Geral: Ciléia Biaggioli
http://www.facebook.com/l/73debNJ04eLQxwQaNT5AwhQFq2g/yahoo.com.br
O dia 27 de Março comemora o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do
Circo. Neste ano, a sexta edição da PALHACEATA PAULISTA, o cortejo de
palhaços e simpatizantes idealizado em 2006 pela dramaturga Ana Vitória
Vieira Monteiro, pela atriz Leona Cavalli e pela atriz e palhaça Ciléia
Biaggioli, expande-se em rede, agregando palhaços de Manaus (AM), de
Fortaleza (CE) e de Lavras (MG) e, ampliando essa comemoração, dá um
salto importante no sentido de propiciar, por meio desta energia tão
positiva, um momento de ruptura no cotidiano destas cidades (objetivo
maior desta ação da OPA, a Organização de Palhaços A...migos!).
A caminhada que por vários anos ocupou o Centro Velho de São Paulo agora
retorna ao berço: a Avenida Paulista. E, para engrossar esse Cordão da
Alegria, está todo mundo mais uma vez convidado para se juntar aos
palhaços, atores, malabaristas, pernas de pau, músicos e curiosos, que
irão do MASP ao Conjunto Nacional e, dali, retornarão ao ponto de
partida, cantando, fazendo piadas e “gritos de paz”, nossa forma
original de brindar ao Teatro e ao Circo... Participe!
Traga seus
amigos, sua família, sua fantasia, seus sonhos, sua música e sua
Alegria! Vamos juntos dar nossos parabéns ao Teatro e ao Circo!
SERVIÇO
VI PALHACEATA PAULISTA – Um Cortejo de Palhaços em Rede Nacional
Domingo, 27 de Março de 2011 – Concentração: 9h00, ao lado do MASP, na Av.
Paulista
Idealização: Ana Vitória Vieira Monteiro, Leona Cavalli e
Ciléia Biaggioli
Realização: OPA Organização de Palhaços
A...migos!
Supervisão Geral: Ciléia Biaggioli
http://www.facebook.com/l/73debNJ04eLQxwQaNT5AwhQFq2g/yahoo.com.br

Confira 10 profissões que devem 'encolher' nos próximos anos
E olha nós palhaços ai gente!!!!
A Revista Forbes listou dez profissões que podem perder terreno com o avanço tecnológico e as mudanças estruturais na economia global, usando como base números da agência de estatísticas do trabalho dos Estados Unidos (Bureau of Labor Statistics, em inglês). Para analistas citados pela publicação, profissões que remuneram bem funcionários pouco qualificados são as mais fadadas ao fracasso. Confira a lista a seguir:
1 - Operadores de computadores

Segundo dados dos EUA, a atividade caiu 31% entre 2004 e 2009, tendo perdido 42 mil trabalhadores. Em época de computadores pessoais sofisticados, é menor a necessidade de operadores de terminais e servidores.

2 - Artistas performáticos
Mágicos, palhaços, dançarinos e malabaristas perderam a popularidade para o cinema e os videogames, levando a atividade a cair 61% em 5 anos

3 - Triagem de serviço postal
Novos processos automatizados para separar as cartas e maior uso de e-mail vão acabar tornando desnecessário o profissional, segundo a agência dos EUA

4 - Terapeutas holísticos
A área de atividade perdeu 26 mil postos de trabalho de 2004 a 2009, e os planos de saúde geralmente não cobrem tratamentos como acupuntura e homeopatia

5 - Assistente administrativo
Para a agência de estatísticas dos EUA, secretárias e arquivistas não serão mais necessários com o incremento de novas tecnologias

6 - Telemarketing e vendedores de porta em porta
Substituídos pela internet e anúncios de televisão, esse tipo de atividade recuará 15% até 2018, segundo os dados

7 - Funcionários de laboratório fotográfico
A consolidação da fotografia digital e da impressão automatizada de imagens faz com que a atividade desapareça rapidamente. Até 2018, a previsão é de declínio de 24%

8 - Costureiras
As máquinas de costura perderam 77 mil profissionais especializados em cinco anos nos EUA, e a concorrência de outros países provocou movimento de queda na indústria têxtil manual

9 - Operadores de rádio
Com o aprimoramento tecnológico de telecomunicações, a demanda por operadores de rádio e monitoramento de equipamentos está sumindo. Em cinco anos, a atividade perdeu 43% nos EUA

10 - Carpinteiros
Os carpinteiros americanos perderam espaço de trabalho com a preferência dos consumidores por casas pré-fabricadas. De 2004 a 2009, o setor cortou 160 mil empregos
Fonte:http://www.terra.com.br/economia/infograficos/profissoes-que-devem-encolher/index.htm
A Revista Forbes listou dez profissões que podem perder terreno com o avanço tecnológico e as mudanças estruturais na economia global, usando como base números da agência de estatísticas do trabalho dos Estados Unidos (Bureau of Labor Statistics, em inglês). Para analistas citados pela publicação, profissões que remuneram bem funcionários pouco qualificados são as mais fadadas ao fracasso. Confira a lista a seguir:
1 - Operadores de computadores

Segundo dados dos EUA, a atividade caiu 31% entre 2004 e 2009, tendo perdido 42 mil trabalhadores. Em época de computadores pessoais sofisticados, é menor a necessidade de operadores de terminais e servidores.

2 - Artistas performáticos
Mágicos, palhaços, dançarinos e malabaristas perderam a popularidade para o cinema e os videogames, levando a atividade a cair 61% em 5 anos

3 - Triagem de serviço postal
Novos processos automatizados para separar as cartas e maior uso de e-mail vão acabar tornando desnecessário o profissional, segundo a agência dos EUA

4 - Terapeutas holísticos
A área de atividade perdeu 26 mil postos de trabalho de 2004 a 2009, e os planos de saúde geralmente não cobrem tratamentos como acupuntura e homeopatia

5 - Assistente administrativo
Para a agência de estatísticas dos EUA, secretárias e arquivistas não serão mais necessários com o incremento de novas tecnologias

6 - Telemarketing e vendedores de porta em porta
Substituídos pela internet e anúncios de televisão, esse tipo de atividade recuará 15% até 2018, segundo os dados

7 - Funcionários de laboratório fotográfico
A consolidação da fotografia digital e da impressão automatizada de imagens faz com que a atividade desapareça rapidamente. Até 2018, a previsão é de declínio de 24%

8 - Costureiras
As máquinas de costura perderam 77 mil profissionais especializados em cinco anos nos EUA, e a concorrência de outros países provocou movimento de queda na indústria têxtil manual

9 - Operadores de rádio
Com o aprimoramento tecnológico de telecomunicações, a demanda por operadores de rádio e monitoramento de equipamentos está sumindo. Em cinco anos, a atividade perdeu 43% nos EUA

10 - Carpinteiros
Os carpinteiros americanos perderam espaço de trabalho com a preferência dos consumidores por casas pré-fabricadas. De 2004 a 2009, o setor cortou 160 mil empregos
Fonte:http://www.terra.com.br/economia/infograficos/profissoes-que-devem-encolher/index.htm


Congresso Brasileiro de Teatro
Precisamos urgentemente da manifestação do número máximo de pessoas de todo o país pra que a coisa de fato aconteça.
ATENÇÃO TODOS OS INTERESSADOS NAS LEIS DE FOMENTO AO TEATRO E À DANÇA
Na próxima quinta-feira (20 de janeiro), às 20h, no Teatro Coletivo, haverá uma nova plenária para debater a resposta da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo à carta dos movimentos de teatro sobre a suspensão dos editais das Leis Fomento ao Teatro e à Dança.
É importantíssima a participação de todos os interessados para decidir os rumos dos editais.
Local: Teatro Coletivo - R. Consolação, 1.623, Consolação.
Informações: (11) 3255-5922 / 8121-0870
Já somos mais de 90 grupos e companhias, 02 cooperativas, 02 redes, 01 associação, 01 federação, 02 coletivos e 01 movimentos – A RBTR – A Rede Brasileira de Teatro de Rua.
RS –
Cia Oigalê – POA
Cia. Stravaganza - POA
Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui Traveiz - POA
Grupo Mototoi - Canoas
Guto Pasini - RBTR/RS
SC
Teatro Sim... Por que Não?!!! - Fpolis
Grupo Pesquisa Teatro Novo - Fpolis
Grupo Africatarina de Arte e Arte-Educação – Fpolis.
Erro Grupo - Fpolis
Téspis Cia.de Teatro –Itajaí
Cia Teatral Bocarela das Palavradas - Araranguá.
PR
Espaço Cênico - Curitiba
Cia Senhas de Teatro
Aloízo Cherobim – Curitiba (ex-representante do PR na Câmara Setorial de Teatro)
Fabrica do Teatro do Oprimido - Londrina
SP
Teatro União e Olho Vivo - SP
Cia Teatro da Cidade/ Cláudio Mendel – São José dos Campos
Rede Livre Leste –SP
Grupo Sitio do JECA - Pirassununga
Luiz Carlos Checchia - Osasco
Rosas dos Ventos - Presidente Prudente
Cooperativa Paulista de Teatro (representa mil grupos e cias no Estado de SP)
(abaixo a lista de cooperados e grupos da Coop q se manisfestaram por escrito mas a entidade apóia oficialmente a proposta através de sua atual diretoria eleita)
Cia Ocamorana - SP
Companhia do Feijão - SP
Cia do Miolo - Sp
Kil Abreu – SP
Cia. Mutirão de Teatro/ Sidnei Nunes - SP
Cia Cristal/ Pedro Cosmos – SP
Barracão Teatro - Campinas
Teatro de Narradores-SP
Núcleo Argonautas de Teatro - SP
Grupo Cena Livre - SP
Cia Arlequins - SP
Trupe Atemanha - SP
Grupo Redimunho – SP
Grupo Viramundo - SP
Buraco do Oráculo - SP
Kiwi Companhia de Teatro - SP
Teatro Kaus Cia Experimental - SP
Trupe Artemanha - SP
Mamulengo da Folia - SP
Núcleo Pavanelli - SP
Tablado de Arruar - SP
Brava Companhia - SP
Núcleo Bartolomeu de Depoimentos – SP
Cia. Estável de Teatro - SP
RJ
Cia dos Atores - RJ
Grupo Off-Sina - RJ
Rede Cultural Sul Fluminense
Coletivo Teatral Sala Preta - de Barra Mansa
Grupo itinerante de teatro Parabólicos - Resende
Errantes Brincantes - Friburgo
Licko Turle – Núcleo de Pesquisadores De Teatro de Rua
Leo Carnevale
Grupo de Teatro Cutucurim - Angra dos Reis
CIA Artística EM NÓS - Cachoeiras de Macacu
Grupo de teatro pRoSCEniUm - Volta Redonda
MG
Teatro Invertido – Belo Horizonte
Cia Andante - BH
Cia. Crônica de Teatro - Contagem
Ícaros do Vale – Vale do Jequitinhonha
Thiago Araujo - Palhaço Pindaiba - Belo Horizonte
Circo Volante - Mariana
Grupo Trama de Teatro
Grande abraç
Epaminondas - Contagem
Grupontapé de Teatro - Uberlândia
MS
Teatro Imaginário Maracangalha - Campo Grande
Flor e Espinho - Campo Grande
Circo do Mato - Campo Grande
Mercado Cênico - Campo Grande
DF
Teatro do Concreto - Brasília
Circo Teatro Udigrudi - Brasília
Joana Abreu
A Cia Roupa de Ensaio - Brasília
BA
Cooperativa Baiana de Teatro
Filhos da Rua - Salvador
Teatro Popular de Ilhéus - Ilhéus
Gueto Poético – Salvador
PE
Associação dos Produtores de Artes Cênicas de PE
Centro de Pesquisa Teatral do Recife
Coletivo Construtores de Histórias
Remo Produções Artísticas - Recife
Teatro Armazém - Recife
Coletivo Angù de Teatro – Recife.
Tropa do Balacobaco - Arco Verde
PB
Buda Lira (Grupo Piollin) – João Pessoa
Alfenin Teatro – João Pessoa
Quem tem Boca é Pra Gritar - João Pessoa
RN
Grupo Estandarte de Teatro
CE
Grupo Expressões Humanas
Grupo Teatro de Caretas - Fortaleza
Movimento Escambo
Cia. Humbalada
Grupo "Lux in Tenebris"
PI
Grupo Harém de Teatro - Teresina
Teatro Labore – Teresina
PA
In Bust Teatro com Bonecos
Palhaços Trovadores - Belém
Fórum Livre Permanente de Teatro do Pará
MA
MiraMundo - São Luiz
Michelle Cabral - São Luiz - RBTR.
AM
Federação de Teatro do Amazonas – Manaus
AC
Cia. Visse & Versa de Atuação Cênica - Rio Branco
AP
Coletivo de Artístas, Produtores e Técnicos em Teatro do Estado do Amapá - CAPTTA Teatro das Bacabeiras.
CONTAMOS COM VOCÊ!

OLHA A DITADURA AI GEEENTE!!!

Na última segunda-feira (20), cerca de 400 artistas, entre eles músicos, palhaços e malabaristas de diversas regiões da cidade participaram de uma manifestação na Avenida Paulista contra a proibição de artistas de rua se apresentarem em espaços público e pelo fim das abordagens policiais e apreensões dos instrumentos utilizados por eles em suas apresentações
A Prefeitura de São Paulo alega que os artistas de rua são considerados comerciantes ilegais por receberem dinheiro do público por suas apresentações, o que os enquadra na intitulada “Operação Delegada”, que visa retirar o comércio ambulante das calçadas da Avenida Paulista.
Porém, as apresentações dos artistas não possuem caráter comercial, pois as pessoas não são obrigadas a pagar para assistir, sendo uma contribuição espontânea.
A Prefeitura afirma que qualquer artista pode requerer uma autorização junto à subprefeitura da região onde atua, para exercer livremente sua atividade e evitar qualquer problema em caso de fiscalização, o que torna também esta proibição inconstitucional, pois segundo o artigo 5º da constituição Brasileira “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.
A manifestação teve início no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e seguiu pela calçada da Avenida Paulista em direção à Rua Augusta. Durante o protesto alguns artistas coletaram assinaturas da população em apoio à causa dos artistas de rua e distribuíram panfletos com os dizeres: “Eu apoio os artistas de rua!”. O ato foi finalizado no vão do museu, com a leitura de uma carta manifesto.

Anjos do Picadeiro 2010- Encontro Internacional de Palhaços
Chamada para comunicações e publicação na Revista Anjos do Picadeiro
O Anjos do Picadeiro – Encontro Internacional de Palhaços será realizado este ano no Rio de Janeiro, no período de 6 a 12 de dezembro, com o tema Rio para quem? em uma proposta inovadora, para o encontro, de pensar o riso e a cidade. O II Seminário de Comicidade Anjos do Picadeiro, em conformidade com a proposta ampla do tema, abre inscrições para apresentação de trabalhos que necessariamente abordem o tema do riso em perspectiva ou não com a cidade.
Aceitamos inscrições gratuitas para comunicações orais e depoimentos tanto de estudiosos do tema quanto de artistas interessados em discutir pesquisas referentes à criação de seus números. Basta enviar um pequeno resumo de sua fala para o e-mail seminarioanjosdopicadeiro@gmail.com com o título Seminário de Comicidade, até o dia 10 de novembro de 2010. O tempo para cada comunicação é de 20 minutos com espaço para debate ao final das rodadas de apresentações.
Os interessados em publicar seus textos apresentados no seminário na Revista Anjos do Picadeiro, com publicação em julho de 2011, devem enviá-los para seminarioanjosdopicadeiro@gmail.com até o dia 20 de dezembro de 2010, observando-se as seguintes normas:
1. Formatação: papel A4, margens de 3cm, fonte Times New Roman, corpo 12, parágrafos justificados, espaçamento 1,5.
2. Estrutura: título centralizado na primeira linha, nome do autor alinhado à direita na segunda linha, subtítulos das seções em negrito e sem recuo de parágrafo.
3. Citações bibliográficas: o sobrenome aparece apenas com a primeira letra em maiúscula. Ex.: Candido (1998, 18); (Candido: 1998, 18).
4. Notas: devem ser evitadas, mas, se necessárias, devem constar do rodapé, em Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5.
5. Referências bibliográficas: apresentadas ao final do texto, de acordo com as normas da ABNT.
6. Medidas: de 5 a 10 laudas. Uma lauda equivale a 2.100 caracteres com espaços.
7. Acrescentar ao final do texto os dados curriculares do autor em, no máximo, cinco linhas.Também telefone, endereço postal e email.
Mais informações através do e-mail do seminário ou pelo fone (21) 2240-2478 (Teatro de Anônimo).

INTERCIRCU 2010

A etapa de Araraquara do InterCircu acontecerá nos dias 3 e 4 de Julho.
O “InterCircu” é um circuito de encontros entre malabaristas e outros artistas com a população para fomentar a prática de atividades artísticas, como malabares, música, dança, aéreos (tecido acrobático, lira, trapézio), teatro, performances, etc...
Cada etapa deste circuito é organizada por uma comissão formada na cidade que receberá o evento. Porém, com supervisão e total apoio da equipe InterCircu, recebendo uma verba de manutenção, material gráfico e divulgação digital completa, além de auxílio na escolha das atrações. Porém, mantendo as características da cidade em questão.
A equipe InterCircu, adquiriu certos conhecimentos com as experiências das etapas anteriores. Por ser um grande evento dentro do cenário circense nacional, recebem projetos que atendam a alguns pré-requisitos para termos um bom andamento da etapa. São itens simples, porém sem estes, o evento poderá perder algumas características indispensáveis.
O “InterCircu” é um evento do interior paulista onde participam ativamente profissionais, amadores, leigos, interessados, dispostos a aprender e ensinar ou somente assistir.
Programação

Sábado dia 3:
9h30 - Contato iniciante - Artur Faleiros
10h - Bolas Iniciante - Marina de Pinho (Sincrônicos).
10h - Claves Iniciante/Intermediario - Marcelo Pinho e Carlos Willian(Sincrônicos)
10h - Tecido Acrobatico - Os Profiçççionais
10h - Portagem - Os Profiçççionais
10h - Volei Claves - (Competição)
11h15 - Contato Intermediário - Artur Faleiros
12h30 - Acrobacias - Os Profiçççionais (Apresentação)
13h - Percussão - Beto Oliveira (Oficinas CUlturasi Municipais)
13h30 - Gladiador - (Competição)
14h - Bolas int./Avançados - Fernando Basseto Vasques AtrupeLados
14h - Claves Avançado (ou manipulação de claves a definir)
17h30 - Double de Trapézio Os Profiçççionais (Apresentação)
Espaço para treino livre (das 9h30 às 18h) no SESC
A partir das 20h na Casa do Rock: • Competições de estilo livre
• Renegados (apresentado por Desenho e Marcelo mesmo)
• Confraternização.

Domingo dia 4:
10h - Oficina de Saltos (Gym).
10h - Passe de Claves Int./Avançado- Marcelo Pinho e Carlos Willian(Sincrônicos)
11h45 - Cortejo Circense - Centro de Araraquara
13h30 - Of. Palhaço - Reinaldo Facchini
13h30 - Diabolô - Desenho (sincrônicos)
15h30 -Espetáculo de encerramento - Sincrônicos Pocket Show

Locais:
Sábado • 03/07
09h30 às 18h00:
SESC Araraquara
Rua Castro Alves, 1315
Quitandinha
Obs.: É possível acessá-lo pela
entrada de Araraquara em frente ao posto policial rodoviário na Rodovia Washington Luis.
Sábado • 03/07
19h em diante
Casa do Rock.
Rua Carlos Gomes, 2994
(Próximo ao Ginásio da PIsta).
Domingo • 04/07
10h às 16h:
Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues
Av. Espanha, 485 (Esquina com a Rua 3 (Ao lado da Casa de Cultura) – Centro
Alojamento
Clube Estrela
Avenida José Parisi , 331- Vila Velosa
(Próximo ao Balão das Roseiras na Via Expressa / - Ao Lado do DAAE - Fonte Luminosa)

Mais Informações sobre a etapa:
Cassiano Ramos:
(16) 8139.3980

MANIFESTO DE APOIO

MANIFESTO DE APOIO
Apelamos aos grupos sociais, o mundo do circo e os seres humanos que amam a liberdade para mostrar seu apoio a este manifesto para a realização de FestiClown palestina de 2010 e mostrar a sua aversão ao prado expulsão injustificada e Ivan Laila T. de Israel.
Ivan Prado, diretor de FestiClown, viajou para a Palestina para continuar os esforços de FestiClown palestino de 2010, a Primeira Internacional de Clown Festival (prevista para este ano) a ser realizado na Palestina. .
MANIFESTO "por um FESTICLOWN na Palestina"
1 - Há mais de 60 anos, o povo palestino são privados de ambos a sua dignidade e seus direitos fundamentais devido à presença das forças de ocupação israelenses estão realizando um novo apartheid e uma guerra sem fim, que as forças da sociedade palestinos vivem diariamente com o ódio ea violência, e inconcebível.
2 - Nesta situação, o FestiClown (Clown Festival Internacional de Galicia), durante a passagem de 2010 para a Palestina, tornando-se um navio cheio de artistas voos solidariedade internacional para campos de refugiados palestinos de construir redes de alegria e fraternidade humanos.
3 - Durante uma semana de shows e workshops, as pessoas do circo e palhaço ao redor do mundo compartilham o riso como uma arma contra a injustiça futuro e todos os muros da opressão e da impunidade.
4-2010 ações FestiClown palestino realizadas tanto atividades expressivas, criativas e divertidas com a população civil palestina pelo circo e do palhaço, em mútua colaboração com grupos de teatro locais e de circo.
5 - Os membros do projecto de 2010 FestiClown palestinos acreditam no trabalho e na possibilidade de construir a humanidade através das artes e do palhaço ao amanhecer em uma manhã de justiça, democracia e dignidade.
Por tudo isso, e dada a importância do palhaço na defesa dos valores humanos, sociais, minha assinatura de apoio à realização de FestiClown palestina de 2010, com participação social e do esforço do governo.
Esta mostra, patrocinada pela palhaços em rebelião, associação cultural e de cooperação que desenvolve projetos humanitários da fraternidade através do riso, está buscando o apoio de todos os grupos, associações e pessoas que amam o circo, o palhaço e da liberdade.
Para a realização dos palestinos FestiClown 2010!
Para assinar este apelo introduza o seu nome (ou nome da associação, grupo, etc) Apelido e cidade nos comentários ou envie um email para:
festiclownpalestina@gmail.com
Podes consultar o manifesto no blog http://festiclownpalestina2010.wordpress.com/apoyos-recibidos/ e aí deixar o teu comentario mostrando o teu apoio e así apoiar o manifesto.
Moito obrigado pelo teu apoio!!
Thank you very much!

A Arte do palhaço sendo levada a espaços Alternativos
Acreditando no ditado "O ARTISTA VAI AONDE O POVO ESTA", Reinaldo Facchini vem ha cinco anos estabelecendo parceria com a empresa de ônibus Itapemirim onde desenvolve junto com outros palhaços as “intervenções” que ao contrário do que acontece no teatro e no circo, onde o espectador se prepara para assistir ao espetáculo, na intervenção “TERRA E ASFALTO” (WWW.sitiodojeca.com) o espectador é pego de surpresa no seu cotidiano, o palhaço vai até o público. Rompe com a cena para se confrontar com o mundo, interagindo com o dia-a-dia da cidade. Com a filosofia do amor e do afeto, nos contatos diretos com o outro, procura estabelecer outros tipos de comunicações, além das já pré - estabelecidas com o corre-corre urbano.

Este trabalho é realizado nos Terminais: Tiete e Novo RIO, vários palhaços já passaram por através deste trabalho sempre no mês de dezembro e esse ano a arte do Palhaço foi documentada na revista de âmbito nacional “NA POLTRONA" exemplar de janeiro.


Este trabalho é realizado nos Terminais: Tiete e Novo RIO, vários palhaços já passaram por através deste trabalho sempre no mês de dezembro e esse ano a arte do Palhaço foi documentada na revista de âmbito nacional “NA POLTRONA" exemplar de janeiro.


“Coulrofobia”

Mal sabia a mãe que ali ela podia estar causando em sua filha a “Coulrofobia”, esse é o nome clinico dado a quem tem medo de palhaço e ao se deparar com cidadãos de cara pintados e sapatos exageradamente grandes, e os portadores dessa fobia têm ataques de pânico, perda de fôlego, arritmia cardíaca, suores e náuseas.

E na sala do dentista vendo uma revista achei essa matéria...
O estudo inglês feito pela Universidade de sheffield, na pesquisa 250 crianças mostraram ter medo de palhaços e isso pode resultar no fim das figuras nas paredes dos hospitais públicos britânicos.
Em resposta a isso o secretario dos Clowns international (o mais antigo sindicato de comediantes da Inglaterra afirmou:
- O governo deve estar de palhaçada quando fala em remover as pinturas, “vivemos num mundo onde tudo é proibido. Isso já perdeu a graça”.
E se você acha que as fobias param por ai, seguem mais algumas:
* Ablutofobia: medo de tomar banho.
* Alectrofobia: medo de galinhas.
* Automatonofobia: medo de bonecos ventríloquos.
* Caliginefobia: medo de mulheres bonitas.
* Castisofobia: medo de sentar.
* Hipopotomonstrosequipedaliofobia: medo de falar palavras grandes ou complicadas.
Rsrsrs ...
* Catagelofobia: medo de passar ridículo.
* Papafobia: medo do Papa.
* Penterofobia: medo de sogra.
* Pogonofobia: medo de barbas ou pessoas barbadas.
E qual sera a sua fobia? kkkkkkkk
Assista :
http://www.youtube.com/watch?v=KOhGbyfQ524

Fonte : Revista Super/março/2008.

Palhacinho é o CARALHO!
Depois de ter que engolir os produtos americanizados como o “Ronald Mcdonald” que serve para levar as crianças a consumir os seus produtos e ainda dividir a mesma nomenclatura com eles PALHAÇO, pensei ter visto tudo.

Mas essa semana fui surpreendido, quando recebi a ligação de um conhecido ao qual já dividi o palco com ele em um espetáculo, fui chamado ao local onde ele estava e me dirigi até o espaço, lá chegando constatei que havia uma reunião entre ele com outro rapaz que também faz teatro em suas horas vagas, fui convidado a me sentar e então vieram as perguntas...
- Rei (intimidade é uma M...) estávamos aqui pensando em nosso novo trabalho e queríamos uma ajuda sua... Respondi que se estivesse ao meu alcance poderiam contar comigo... (minha avó estava certa “Boca fechada não entra mosca”) e perante minha inocente colocação ele indagou:
- Rei estamos querendo saber onde podemos comprar fantasia de palhaço, pois estamos montando nossa nova peça e queríamos comprar a fantasia.
Como assim perguntei não entendendo nada.

- Iremos montar uma peça em que nos estaremos fantasiados de palhaços e levaremos as crianças para o palco e faremos umas brincadeiras e logo a seguir distribuiremos brindes que piscam e fazem barulho, elas irão adorar e nós ganhamos dinheiro.
Confesso, me senti desrespeitado naquele momento na verdade desqualificado não sabia nem o que dizer, respirei fundo e disse que antes de fazerem esse trabalho( se podemos chamar isso de trabalho) seria legal eles buscarem saber melhor o que é o PALHAÇO, indiquei uma ótima oficina que esta para acontecer indiquei sites, blogs, livros e completei dizendo que sempre é bom se reciclar.
Mas não sendo o suficiente, veio outra pergunta.
- Rei será que encontramos isso em São Paulo na 25 de março? Porque amanha estaremos lá comprando os brindes...
Resolvi sair sem dizer mais nada.
Agora fico na duvida, será que era pegadinha?

Mas essa semana fui surpreendido, quando recebi a ligação de um conhecido ao qual já dividi o palco com ele em um espetáculo, fui chamado ao local onde ele estava e me dirigi até o espaço, lá chegando constatei que havia uma reunião entre ele com outro rapaz que também faz teatro em suas horas vagas, fui convidado a me sentar e então vieram as perguntas...
- Rei (intimidade é uma M...) estávamos aqui pensando em nosso novo trabalho e queríamos uma ajuda sua... Respondi que se estivesse ao meu alcance poderiam contar comigo... (minha avó estava certa “Boca fechada não entra mosca”) e perante minha inocente colocação ele indagou:
- Rei estamos querendo saber onde podemos comprar fantasia de palhaço, pois estamos montando nossa nova peça e queríamos comprar a fantasia.
Como assim perguntei não entendendo nada.

- Iremos montar uma peça em que nos estaremos fantasiados de palhaços e levaremos as crianças para o palco e faremos umas brincadeiras e logo a seguir distribuiremos brindes que piscam e fazem barulho, elas irão adorar e nós ganhamos dinheiro.
Confesso, me senti desrespeitado naquele momento na verdade desqualificado não sabia nem o que dizer, respirei fundo e disse que antes de fazerem esse trabalho( se podemos chamar isso de trabalho) seria legal eles buscarem saber melhor o que é o PALHAÇO, indiquei uma ótima oficina que esta para acontecer indiquei sites, blogs, livros e completei dizendo que sempre é bom se reciclar.
Mas não sendo o suficiente, veio outra pergunta.
- Rei será que encontramos isso em São Paulo na 25 de março? Porque amanha estaremos lá comprando os brindes...
Resolvi sair sem dizer mais nada.
Agora fico na duvida, será que era pegadinha?


O QUE é O FESTIVAL?
O menor festival de palhaços do mundo! As menores cenas, no menor palco, com as menores premiações. Um encontro onde o foco é a brincadeira, onde paspalhos se apresentam e o publico é quem escolhe as melhores cenas. Aqui grande mesmo é o prazer de estarmos juntos dando boas gargalhadas.
QUEM PODE PARTICIPAR?
Palhaços deste mundo ou de outros, sozinhos ou acompanhados, inclusive todo o elenco dos Doutores da Alegria das outras unidades com cenas inéditas ou não.
As cenas devem ter no maximo 6 MINUTOS DE DURAçãO e 2 minutos para montagem e desmontagem com o maximo de 3 integrantes por cena. Caso esse tempo seja excedido, soara uma sirene e o(s) palhaço(s) será ejetado da caixa cenica.
QUANDO SE INSCREVER?
Entre zero hora do dia 14 de agosto e meio dia de 21 de setembro de 2009.
COMO SE INSCREVER?
Mande sua proposta para o e-mail: doutoresbh@doutoresdaalegria.org.br ou pelo correio para Avenida do Contorno, 2646, sala 1502, Santa Efig�nia. CEP: 30110-080, Belo Horizonte, MG, contendo:
Nome do proponente/grupo, numero de RG e CPF do responsavel bem como seu endereço e telefone para contato;
Nome da cena, sinopse detalhada, ficha técnica completa e necessidades técnicas da cena.
Foto recente dos palhaços envolvidos.
Declaração de direitos autorais com autorização do autor ou da SBAT/ECAD, se for o caso.
Foto, DVD ou link para fotos e v�deos online do numero inscrito, caso haja.
O ato da inscrição sera entendido como aceitação das regras deste Festival.
Qualquer outra informação para nos convencer, como por exemplo, a receita do bolo de banana da sua vovozinha.
OBS: A data limite para o RECEBIMENTO do material é 11 de setembro e NãO data limite para postagem.
COMO VAMOS TE ESCOLHER?
Sera criada uma comissão avaliadora, formada pelos Doutores da Alegria da unidade Belo Horizonte;
Oito cenas serão selecionadas;
As cenas serão escolhidas de acordo com a melhor adequação ao perfil do festival, no caso de desistancia de algum dos classificados, entraremos em contato com os autores das cenas em lista de espera;
Entraremos em contato com as cenas selecionadas a partir de meio dia e um minuto do dia 14 de setembro.
QUER SABER MAIS SOBRE O 1 MFMPM?
O Menor Festival Mineiro de Palhaços do Mundo acontecera no dia 26 de setembro de 2009, a partir das 17 horas no Espaço Cultural dos Doutores da Alegria, que fica na rua dos bobos numero zero, ops!! Quer dizer, Avenida do Contorno nº 2646 sala 1502, Santa Efigenia.
Os selecionados deverão chegar ao local da apresentação entre 13h e 15h na data marcada;
O Menor Festival oferece uma ajuda de custo de R$ 30,00 reais pessoa (pela participação), alem de camarim, agua e lanche;
O grupo selecionado devera se responsabilizar pelos custos de seu transporte;
Nossa casa de espetaculos Dr. Escrich oferece as seguintes dimensões: 3 metros de largura, 2,5 de profundidade, 2,8 de altura e 120 cm de quadril. A cena deve acontecer dentro desse espaço cenico;
Equipamento de som b�sico com cd e luz geral;

Não selecionaremos cenas que contenham fogo, sangue e animais, mas toda nudez sera permitida. Hum! Ui Ui!! Fiu! Fiu!
O MFMPM se responsabiliza pela sua propria divulgação de si mesmo;
As imagens produzidas durante o MFMPM poderão ser utilizadas como material de divulgação dos Doutores da Alegria.
TEM PReMIO?
Tem sim senhor! As 3 cenas mais aplaudidas pelo publico receberão um premio surpresa. NãO CONTO! NãO CONTO! NãO CONTO!
ESQUECEMOS DE ALGUMA COISA? Se voce lembrar ou tiver alguma duvida, ligue ou mande um email.

Doutores da Alegria/ Unidade BH.
Telefones:(31) 38899643/ (31) 38899646
doutoresbh@doutoresdaalegria.org.br

Palhaço - Brasil / França

Palhaços brasileiros e franceses unem-se no programa Enfermaria do Riso
Programa receberá o acalamado projeto francês Le Rire Médecin para uma oficina e conferência no Ano da França no Brasil
No Ano da França no Brasil, o programa Enfermaria do Riso recebe o aclamado projeto francês Le Rire Médecin, que reúne palhaços que atuam em hospitais franceses há 18 anos. A coordenadora do grupo, Caroline Simonds, dará um workshop para os alunos da Enfermaria do Riso e uma palestra aberta à comunidade. O Enfermaria do Riso tem como ação principal a atuação artística dos estudantes da Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) como palhaços em hospitais e enfermarias. A oficina será realizada de 7 a 10 de setembro, na Escola de Teatro da UNIRIO.
“Será uma grande oportunidade para a troca. O Enfermaria do Riso terá bastante a aprender com o Le Rire Médécin, que, por sua vez, verá de perto a atuação dos palhaços brasileiros em hospitais. São parcerias como essa que dão ainda mais valor ao Ano da França no Brasil”, comemorou o diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, Marcelo Dantas.

Além da oficina, será realizada uma conferência aberta ao público no dia 10 de setembro, a partir das 10h30, no hotel Sofitel Rio de Janeiro Copacabana. O programa Enfermaria do Riso é convidado de honra juntamente com o Le Rire Médecin e o projeto Doutores da Alegria, fundado e dirigido pelo ator Wellington Nogueira. Na abertura, será apresentada uma exposição fotográfica dos projetos no hall do hospital. O evento também conta com a participação de representantes da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobras), do Hospital das Clínicas de Niterói e da multinacional farmacêutica LFB Brasil.
A agenda do encontro também inclui um ciclo de visitas às unidades de saúde parceiras da Enfermaria do Riso: o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), o Instituto Fernandes Figueira (IFF), da Fiocruz, e o Hospital da Lagoa.
O programa Enfermaria do Riso foi criado em 1998, com concepção e coordenação de Ana Achcar, professora doutora da Escola de Teatro da UNIRIO e diretora de extensão. “Eu me sinto premiada ao ver a Enfermaria do Riso ser avaliada por um programa parceiro, com a envergadura e a competência do Le Rire Médecin. É emocionante, porque eles participaram da nossa construção e do nosso crescimento”, comentou Ana.
Serviço:
Oficina
De 7 a 10 de setembro
Escola de Teatro da UNIRIO

Conferência
10 de setembro, às 10h30
Sofitel Rio de Janeiro Copacabana
www.enfermariadoriso.com.br
Os patrocinadores do Ano da França no Brasil ( http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/) são:
Comitê dos patrocinadores franceses:
Accor, Air France, Alstom, Areva, Caixa Seguros, CNP Assurance, Câmara de Comércio França-Brasil, Dassault, DCNS, EADS, GDF SUEZ, Lafarge, PSAPeugeot Citroën, Renault, Saint -Gobain, Safran, Thales, Vallourec.
Patrocinadores brasileiros:
Banco Fidis, Banco Itaú, Bradesco, BNDES, Caixa Econômica Federal, Centro Cultural Banco do Brasil, Correios, Eletrobrás, Fiat, Gol, Grupo Pão de Açúcar, Infraero, Oi, Petrobras, Santander, Serpro.
Parceria e realização:
TV5, Ubifrance, Aliança Francesa, CulturesFrance, Republique Française,TV Brasil, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Cultura, Governo Federal do Brasil, SESC, SESC SP.
Informações para jornalistas:
Assessoria do Ano da França no Brasil: Entrelinhas Comunicação
Contatos: (11) 3066-7700 e franca.br2009@entrelinhas.net
As fotos também estão disponíveis em http://www.flickr.com/photos/francabr2009/e os vídeos, em http://www.youtube.com/francabr2009

Direito a Liberdade!?...

A falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura perseguição política e repressão. Fatos que assolaram vinte e um, longos e duros, anos de história no Brasil. E para um pais que viveu ditaduras ter assegurado direitos de liberdade de expressão, já é um grande passo: pensar e agir não mais são crimes, seja político, moral ou religioso, certo?
Errado!
Pois em Florianópolis esses direitos estão sendo violados quando o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, José Carlos Ferreira Rauen, assina em 30 de junho uma portaria proibindo os artistas de rua de trabalharem nos semáforos... Como mostra o texto abaixo:

Para não "perturbar a ordem", Florianópolis proíbe que artistas de rua trabalhem em semáforos
Artistas de rua devem ser proibidos de trabalhar em semáforos?
A Prefeitura de Florianópolis proibiu os artistas de rua de trabalharem nos semáforos, sob o argumento de que eles "perturbam a ordem pública" e causam "transtorno" aos motoristas da cidade. A proibição foi estabelecida por meio de uma portaria, assinada em 30 de junho pelo secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, José Carlos Ferreira Rauen, após orientação do prefeito Dário Berger (PMDB).
Por tempo indeterminado, aquele que for pego pelos fiscais da prefeitura nas "sinaleiras" - como os semáforos são chamados na cidade - fazendo malabares ou outras manifestações artísticas, terá o material de trabalho recolhido pela prefeitura e, para recuperá-lo, terá que desembolsar um salário mínimo (R$ 465). Na reincidência, o artista "ilegal" será obrigado a assinar um termo circunstanciado e, se for pego pela terceira vez, será preso.
"Sinaleira não é lugar de entretenimento, e sim de atenção", afirma Rauen. "Sou contra uma atividade que perturba a cidade. É um serviço amador que não cabe no novo tipo de sociedade que temos hoje", acrescenta.
De acordo com o secretário, há cerca de 50 malabaristas em Florianópolis, a maioria trabalhando nas ruas do centro ou dos bairros de Trindade e Agronômica, onde ficam a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e a Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina). "Chegaram na prefeitura denúncias de que esses artistas estavam extorquindo e incomodando as pessoas", diz Rauen para justificar a medida.
Para o diretor de teatro Amir Haddad, idealizador e coordenador do grupo carioca Tá na Rua, a proibição é uma afronta à liberdade do indivíduo. "A medida me assusta e me deixa com medo. A rua é um dos únicos caminhos livres em que o ser humano pode se manifestar", afirma.
Entusiasta da arte da rua e dos espaços não-convencionais, Haddad defende que o poder público apoie esse tipo de manifestação cultural. "Eles (a prefeitura de Florianópolis) deveriam estimular essa atividade e pensar em formas de ajudar o artista a evoluir, a descobrir sua aptidão. O que se aprende na rua não poderia ter sido apreendido em outro lugar", diz.
O diretor teatral afirma ainda que a medida vai contra uma tendência no Brasil de "tornar a arte cada vez mais pública". "O cidadão tem que ter a liberdade de se expressar em espaço público. Essa medida impede isso."
Medida xenófoba?
Segundo o secretário, com uma única exceção, todos os artistas que atuam nos semáforos são estrangeiros, a maioria deles de países do Mercosul. Ele afirma que um dos objetivos da medida é impedir que imigrantes estrangeiros permaneçam no país "trabalhando de forma ilegal". "Com a portaria, quem sabe eles não voltam para seus países?", diz.
Já Haddad vê na medida um componente "xenófobo". "Qualquer que seja a nacionalidade, não tem porque não deixar a pessoa se expressar e conseguir seu sustento da maneira que achar melhor. Isso não é um crime", afirma.
Guilherme Balza
Do UOL Notícias
Em São Paulo
As iniciativas acontecem em protesto e articulações da CLASSE ARTISTICA de todo o país , “afinal os artistas também foram peça-chave para a reação, contestação da ditadura”, que pelo sinal teima em voltar...

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