, ,

Direito a Liberdade!?...


A falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura perseguição política e repressão. Fatos que assolaram vinte e um, longos e duros, anos de história no Brasil. E para um pais que viveu ditaduras ter assegurado direitos de liberdade de expressão, já é um grande passo: pensar e agir não mais são crimes, seja político, moral ou religioso, certo?
Errado!
Pois em Florianópolis esses direitos estão sendo violados quando o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, José Carlos Ferreira Rauen, assina em 30 de junho uma portaria proibindo os artistas de rua de trabalharem nos semáforos... Como mostra o texto abaixo:


Para não "perturbar a ordem", Florianópolis proíbe que artistas de rua trabalhem em semáforos

Artistas de rua devem ser proibidos de trabalhar em semáforos?

A Prefeitura de Florianópolis proibiu os artistas de rua de trabalharem nos semáforos, sob o argumento de que eles "perturbam a ordem pública" e causam "transtorno" aos motoristas da cidade. A proibição foi estabelecida por meio de uma portaria, assinada em 30 de junho pelo secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, José Carlos Ferreira Rauen, após orientação do prefeito Dário Berger (PMDB).

Por tempo indeterminado, aquele que for pego pelos fiscais da prefeitura nas "sinaleiras" - como os semáforos são chamados na cidade - fazendo malabares ou outras manifestações artísticas, terá o material de trabalho recolhido pela prefeitura e, para recuperá-lo, terá que desembolsar um salário mínimo (R$ 465). Na reincidência, o artista "ilegal" será obrigado a assinar um termo circunstanciado e, se for pego pela terceira vez, será preso.

"Sinaleira não é lugar de entretenimento, e sim de atenção", afirma Rauen. "Sou contra uma atividade que perturba a cidade. É um serviço amador que não cabe no novo tipo de sociedade que temos hoje", acrescenta.

De acordo com o secretário, há cerca de 50 malabaristas em Florianópolis, a maioria trabalhando nas ruas do centro ou dos bairros de Trindade e Agronômica, onde ficam a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e a Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina). "Chegaram na prefeitura denúncias de que esses artistas estavam extorquindo e incomodando as pessoas", diz Rauen para justificar a medida.

Para o diretor de teatro Amir Haddad, idealizador e coordenador do grupo carioca Tá na Rua, a proibição é uma afronta à liberdade do indivíduo. "A medida me assusta e me deixa com medo. A rua é um dos únicos caminhos livres em que o ser humano pode se manifestar", afirma.

Entusiasta da arte da rua e dos espaços não-convencionais, Haddad defende que o poder público apoie esse tipo de manifestação cultural. "Eles (a prefeitura de Florianópolis) deveriam estimular essa atividade e pensar em formas de ajudar o artista a evoluir, a descobrir sua aptidão. O que se aprende na rua não poderia ter sido apreendido em outro lugar", diz.

O diretor teatral afirma ainda que a medida vai contra uma tendência no Brasil de "tornar a arte cada vez mais pública". "O cidadão tem que ter a liberdade de se expressar em espaço público. Essa medida impede isso."


Medida xenófoba?
Segundo o secretário, com uma única exceção, todos os artistas que atuam nos semáforos são estrangeiros, a maioria deles de países do Mercosul. Ele afirma que um dos objetivos da medida é impedir que imigrantes estrangeiros permaneçam no país "trabalhando de forma ilegal". "Com a portaria, quem sabe eles não voltam para seus países?", diz.

Já Haddad vê na medida um componente "xenófobo". "Qualquer que seja a nacionalidade, não tem porque não deixar a pessoa se expressar e conseguir seu sustento da maneira que achar melhor. Isso não é um crime", afirma.
Guilherme Balza
Do UOL Notícias
Em São Paulo




As iniciativas acontecem em protesto e articulações da CLASSE ARTISTICA de todo o país , “afinal os artistas também foram peça-chave para a reação, contestação da ditadura”, que pelo sinal teima em voltar...

6 comentários:

  1. Rotieh disse...

    pena =(

  2. Anônimo disse...

    Pena não, um absurdo! Falta de respeito é pouco para definir isso...

  3. Pedro Carvalho disse...

    Fazer algo podemos, mas a distancia impede a nossa ajuda fisica, pelo menos no meu caso, só que no que precisarem meu e-mail é pedrosergiocarvalho@gmail.com podem enviar qualquer pedido de ajuda pra manifestações, acho ingraçado o fato de estar lendo o livro "Liberdade, Liberdade" e concluo que nunca tivemos a verdadeira Liberdade. Na decada de 70 e 80 o opressão foi maior, acho que não estaria preparado para aquilo se fosse hoje, mas espero que isso melhore, e estou torcendo pelos companheiros de floripa.

  4. Jhonny Russel disse...

    Amigo, a distancia nãonos impede não.

    podemos mover pessoas lotarema caixa de mail dos responsaveis por estamedida arbitrária, podemos lotar de de mensagens as coisas de e-mail dos vereadores e orgãos minivipais e estaduais.

    voces conhecem a "rede brasileira d eteatro de
    rua"? www.teatroderuanobrasil.blogspot.com
    participo da rede ( e amir também a conhce,Licko Turle do "Ta na rua" participa também) e estamos tentando articula-la por todo territorio nacional, tenho tido experiencia participando desta rede, de como é possivel, memso a disntancia, fazer policita cultural e para o teatro neste país.

    mas a demanda deve partir dai, entrem em contato, escrevam para a rede então vamos tanter uam mobilização nacional.

    Vamos lá?

    Abraços

    jhonny russel

  5. Joana Lua disse...

    olá eu sou semaforista, é talvez não exista mesmo esta palavra em nosso idioma que como tudo tem passado por alterações, antes eu fazia artesanato e também sofria com proibições de onde não se pode sequer permanecer só pelo simples fato de ser o que se é. Logo chego a conclusão de que a intenção é marginalizar quem tem condição de conseguir seu sustento sem ter de ser igual a quase todo mundo. E não para por ai, no Chile o governo recolhe impostos dos artistas de rua, no México os artistas de rua são parceiros das autoridades num trabalho de conscientização dos motoristas, na Europa muita gente sobrevive de sua arte de rua, agora num país como o Brasil só merece a atenção dos direitos humanos quem é criminoso, só merece direito de existir quem mente, e só merece notoriedade quem faz um monte de m... e quem tenta através de sua arte fazer as pessoa terem consciência e talvez fazer com que exerçam sua cidadania, reclamando protestando, a esses só tem de ser marginalizados para não serem ouvidos por ninguém.
    Bem me lembro de alguns anos atrás quando passei por Floripa uns estudantes protestando escoltados pela polícia para não causarem transtornos para a população e, pôxa acaso eles não são a própria população?
    Entendo que todos que querem mostrar que podemos fazer diferente são punidos e infelizmente as pessoa acreditam no que a mídia e as autoridades fazem parecer.
    Agora pq as autoridades não tomam as mesmas medidas contra os que matam, traficam,estupram e roubam? Ha talvez os donos da lei estejam no balaio de gatos...
    Só para constar sou artista de rua, não sou usuária de drogas meu sustento vem de minha arte e de meus filhos também, faço isso por opção e acredito num mundo melhor para todos que não desistem de seus ideais e para todos que não querem submeter se a ter como opção de lazer uma caixa quadrada ditando moda e opção cultural, apoio todo movimento em prol da conscientização do ser humano quanto a sua existência em harmonia consigo e com o mundo, com a natureza pois somos parte dela.
    joana lua

  6. Joana Lua disse...

    Será que devemos mesmo ouvir este monte de baboseiras, por favor, não puniremos os estupradores os estafadores nem sequer os assassinos de nossos filhos, vamos fazer leis e assinar convenções contra os famigerados artistas de rua.
    Gente eu sou artista de rua (semaforista), não sou usuária de drogas e nem estrangeira e deixo dito que no México os artistas agem com o governo, ajudando na conscientização dos motoristas, no Chile os artistas pagam impostos e tem aposentadoria, na Europa são livres para executarem seus atos em via pública, mas num país como o Brasil ainda se obriga a votar por qualquer trocado, hahahaha realmente não tenho palavras pois quando eu viajava fazendo artesanato também ocorria o mesmo só por vc ser artesão tem lugares onde não pode permanecer isso tudo tem nome PRÉ CONCEITO pq não é preconceito entende?!
    O problema é que as autoridades sempre vão encrencar com quem não se submete, pq não fazem leis para conter a criminalidade ou sonegação fiscal?
    A questão é simples os artistas de rua geralmente tem opinião própria sobre a sociedade e tem humor crítico, eu como artista e como cidadã quero gerar uma conscientização, quero cutucar a ferida e mostrar para o povo que as coisas podem ser diferentes e mesmo num semáforo eu tenho condição de mostrar que não sou só uma palhaça que faz piruetas, sou uma cidadã indignada com nossa condição, moral e social, não só minha e dos demais artistas de rua mas de todos, e é por isso que para as autoridades é permitido que uma crianças de 5 anos apresente um programa semanal de 5 horas na televisão, mas não é permitido que ela viaje com seus pais hippies, ou não é permitido que viva em uma comunidade alternativa, eles não querem quem não se enquadra no padrão consumista, submisso que criaram, pois não devemos ter tempo de pensar e nem de agir só de obedecer.
    joana lua

Postar um comentário