História dos Clowns ilustrada (PARTE 1)


Desde a Antigüidade grega existiam Clowns eram chamados no teatro de Phlyake (Mansell Collection)

Improvisação foi um elemento forte na arte do antigo palhaço grego. Ele foi fruto das farsas populares baseado em figuras mitológicas sobre os temas comuns da sociedade grega. O palhaço iria vestir collants, uma meia túnica curta e que teria mangas almofadadas, enquanto na cintura um grande exagero de tamanho. Seu rosto estava maquiado com tinta ou fuligem e ele usava uma máscara com uma boca em um grande bocejo, que amplificou a voz dele. Gregos mais ricos empregavam palhaços, que eram conhecidos como 'parasitas', e viviam muito mais favoráveis e, em troca do patronado: sua destreza, resposta pronta e mimetismo.


Antigo Teatro Romano usando máscaras (BBC Hulton Picture Library)

Muitos nomes latinos dos romanos palhaços existem ainda hoje: por exemplo, Stupidus (estúpido) foi a designação latina para mimetizar um tolo enquanto uma forma de baixar a bufo scurra foi chamado a partir do qual obtemos a nossa palavra vil.


Antigos Palhaços Romanos no 4 º Século (Mansell Collection)

A comédia romana era muito mais ampla e mais desenvolvida do que a Nova Comédia grega, a partir da qual foi originada. Essa cena a ser retratada como um típico look slapstick ou pantomima.


Bobos (Jesters) século 13 a partir de um manuscrito [BBC Hulton Picture Library]


A impressão de um Bobo do século 19. [Mary Evans Picture Library] [Maria Evans Picture Library]



Um juiz e um tolo bobo do século 13 [BBC Hulton Picture Library]


Um artista do século 19 impressão de um Bobo no tribunal. [Culver Inc Fotos]

Jesters, Loucos e palhaços. "Diga o que você pensa" podia ter sido o lema para todos os Bobos (Jesters), tolos e dos Tribunais da Europa. Desde os tempos antigos até ao início do século 19, estes palhaços medievais se entretendo e se divertido com espantosa liberdade de expressão nos palácios dos reis, nas casas de famílias ricas e nas igrejas, mais tarde, em bordéis e tabernas. Além de proporcionar entretenimento para pessoas que não tinham livros impressos e que, na maioria dos casos, não poderia lê-las assim mesmo, o bobo servido um propósito que provavelmente não foi reconhecido a altura: ele representou o princípio da liberdade de expressão em um idade em que praticamente não existia essa liberdade para ninguém.


Rahere, Jester para Rei e Rainha Matilda Henry I, no início do século 12 [Colecção Mansell]

Rahere é muito lembrado por fundar um hospital que ainda hoje existe! Depois de anos a dançar, tocar violino e zombeteiro para o divertimento do tribunal, ele cresceu. Cansado de tudo e participava de uma peregrinação a Roma como penitência por seu discurso pregando outros modos. Em Roma, ele contraiu malária e ele jurou que, se a sua vida foi poupada edificar um hospital, ele iria ser para os pobres. Uma vez recuperado, ele começou a casa, e sobre a maneira como ele viu uma visão (cheio de doçura e cheio de temor), em que a figura de São Bartolomeu apareceu. Rahere disse que ele ‘foi encontrado em uma igreja’, em um subúrbio de Londres, Smithfield. E assim as antigas obras de um grande brincalhão, a igreja - da qual ele foi o primeiro antes - e de um hospital, ambas dedicadas a S. Bartolomeu.
A igreja ainda está em uso hoje em dia, e 'Barts' Hospital, como é notoriamente conhecido, é um dos mais famosos de Londres no ensino em saúde.


FONTE: CLOWN BLUEY http://www.clownbluey.co.uk
TRADUÇÃO: Google e Dudu de Castro

0 comentários:

Postar um comentário